
O Laboratório de Edição e Conservação Genética (Reprogen) do Biotério Central da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) promoveu recentemente um curso intensivo sobre Injeção Intracitoplasmática de Espermatozoides (ICSI) e técnicas de fertilização in vitro. O treinamento foi ministrado por Monique Bonavita, bióloga especialista em medicina reprodutiva, embriologista sênior e fundadora do curso Embryo Science (inscienceivf.com.br).
Destinado a alunos de graduação e pós-graduação, o curso ofereceu uma combinação de teoria e prática, permitindo que os participantes aprendessem sobre o uso de micromanipuladores e técnicas avançadas assistidas por computador. Embora comumente aplicadas em humanos, essas técnicas possuem potencial de aplicação em outras espécies, ampliando as possibilidades de conservação genética.
Ao dominar técnicas de reprodução assistida avançadas, como a ICSI, os profissionais podem contribuir para programas de reprodução que visam aumentar a variabilidade genética e auxiliar na preservação da biodiversidade
Comentarios