top of page

Pesquisadores argentinos capacitam alunos e docentes da UFMS em técnicas de clonagem embrionária.

Foto do escritor: Larissa  Schneider Brandão SouzaLarissa Schneider Brandão Souza


Lei 9.610/98 protege direitos autorais. Nossas imagens não podem ser utilizadas sem autorização.
Lei 9.610/98 protege direitos autorais. Nossas imagens não podem ser utilizadas sem autorização.

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FAMEZ) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) recebeu recentemente os pesquisadores Minerva Yauri Felipe e Federico Andrés Allegroni, do Departamento de Produção Animal da Universidade de Buenos Aires. Eles ministraram a disciplina "Tópicos Especiais : Biotecnologia Embrionária Aplicada ao Melhoramento Animal e Conservação de Recursos Genéticos", focada na técnica de clonagem por transferência nuclear de células somáticas (TNCS).

O objetivo principal dessa capacitação foi instruir os alunos nas etapas fundamentais do processo de clonagem, desde a obtenção e preparação das células doadoras de núcleo (células de fibroblasto) até a reconstrução embrionária com oócitos de doadoras. A TNCS é uma técnica avançada que envolve a inserção do núcleo de uma célula somática em um óvulo previamente enucleado, permitindo a geração de embriões geneticamente idênticos ao doador do núcleo.

Além disso, os pesquisadores argentinos também tiveram a oportunidade de ir a campo para realizar a coleta de sêmen e fibroblastos, ampliando o material disponível no nosso biobanco para futuros estudos e ações de conservação.


 
 
 

Comments


JUNTE-SE AO MOVIMENTO!

Siga-nos nas redes sociais para manter-se atualizado!

Fale Conosco

Entre em contato para saber como nos ajudar!

© 2025 Instituto Reprocon. 

O Instituto Reprocon é uma OSCIP (Organização da sociedade civil de interesse público), inscrita no CNPJ n° 39.247.082/0001-09 e juridicamente constituída como associação civil de direito privado e sem fins lucrativos. Sua sede está localizada no município de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil.

O Reprocon (Reproduction for Conservation) é também certificado pelo DGP-CNPq como grupo de pesquisa.

bottom of page