
No primeiro semestre de 2023, três onças-pintadas foram atropeladas no mesmo trecho da BR-262, uma rodovia que registra mais de 2 mil mortes de animais por ano. Esses acidentes representam uma grande perda para a biodiversidade, mas a ciência oferece alternativas para preservar o material genético desses felinos.
Para evitar que essa genética valiosa se perca, o Instituto Reprocon forneceu kits de coleta de material biológico à Polícia Militar Ambiental. Com isso, mesmo após a morte desses animais, as células somáticas desses animais podem estar viáveis e serem armazenadas em um biobanco genético, possibilitando estudos futuros e, até mesmo, a clonagem.
Os biobancos genéticos desempenham um papel essencial na conservação de espécies ameaçadas. Ao armazenar material genético, eles permitem que a diversidade dessas populações seja preservada e, utilizada para reforçar ou recuperar populações em risco. Essa iniciativa mostra como a biotecnologia pode ser uma grande aliada na proteção da fauna silvestre.
Para continuar esse trabalho, precisamos do seu apoio! Sua doação permite que nossas pesquisas avancem, garantindo a manutenção dos biobancos genéticos e a ampliação de nossas ações para salvar espécies ameaçadas. Cada contribuição faz a diferença!
Comentários