top of page

Biobancos Genéticos: preservando a vida mesmo após os atropelamentos.

Foto do escritor: Larissa  Schneider Brandão SouzaLarissa Schneider Brandão Souza
Lei 9.610/98 protege direitos autorais. Nossas imagens não podem ser usadas sem autorização.
Lei 9.610/98 protege direitos autorais. Nossas imagens não podem ser usadas sem autorização.

No primeiro semestre de 2023, três onças-pintadas foram atropeladas no mesmo trecho da BR-262, uma rodovia que registra mais de 2 mil mortes de animais por ano. Esses acidentes representam uma grande perda para a biodiversidade, mas a ciência oferece alternativas para preservar o material genético desses felinos.

Para evitar que essa genética valiosa se perca, o Instituto Reprocon forneceu kits de coleta de material biológico à Polícia Militar Ambiental. Com isso, mesmo após a morte desses animais, as células somáticas desses animais podem estar viáveis e serem armazenadas em um biobanco genético, possibilitando estudos futuros e, até mesmo, a clonagem.

Os biobancos genéticos desempenham um papel essencial na conservação de espécies ameaçadas. Ao armazenar material genético, eles permitem que a diversidade dessas populações seja preservada e, utilizada para reforçar ou recuperar populações em risco. Essa iniciativa mostra como a biotecnologia pode ser uma grande aliada na proteção da fauna silvestre.

Para continuar esse trabalho, precisamos do seu apoio! Sua doação permite que nossas pesquisas avancem, garantindo a manutenção dos biobancos genéticos e a ampliação de nossas ações para salvar espécies ameaçadas. Cada contribuição faz a diferença!



 
 
 

Comentários


JUNTE-SE AO MOVIMENTO!

Siga-nos nas redes sociais para manter-se atualizado!

Fale Conosco

Entre em contato para saber como nos ajudar!

© 2025 Instituto Reprocon. 

O Instituto Reprocon é uma OSCIP (Organização da sociedade civil de interesse público), inscrita no CNPJ n° 39.247.082/0001-09 e juridicamente constituída como associação civil de direito privado e sem fins lucrativos. Sua sede está localizada no município de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil.

O Reprocon (Reproduction for Conservation) é também certificado pelo DGP-CNPq como grupo de pesquisa.

bottom of page