Uma equipe altamente qualificada e de formação ampla, permite atuação com excelência do Reprocon. A equipe do grupo de pesquisas é formada por membros e também alguns pós-graduandos e graduandos orientados por membros do Reprocon.

Pesquisadores

GediendsonGEDIENDSON RIBEIRO DE ARAÚJO – Membro Fundador (Currículo Lattes)
Graduado em Medicina Veterinaria pela Universidade Federal de Viçosa (2010), Mestre e Doutor em Reprodução de Animais Silvestres pelo departamento de veterinária da UFV e Pós-Doutor pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Atualmente é o responsável pelo Laboratório de Reprodução Assistida de Animais de Laboratório do Biotério Central da UFMS. Trabalha com reprodução de animais domésticos e animais silvestres em cativeiro e vida livre. Tem experiência em manejo de animais silvestres, monitoramento de animais por telemetria, armadilhamento fotográfico, treinamento e condução de cão farejador e captura científica de animais de vida-livre.

 

PedroPEDRO NACIB JORGE NETO – Membro Fundador (Currículo Lattes)
Graduado em Medicina Veterinária pela Unifeob (2007), com Master Business Administration em Agronegócios pela ESALQ/USP, Mestrado em Reprodução Animal pela FMVZ/USP e aprimoramento em Reprodução e Processamento de Sêmen na Austrália. Atualmente realiza doutorado em reprodução animal no PPGRA-FMVZ/USP, especialização em Gestão de Projetos pela FIA e ocupa a posição de Diretor Técnico-Comercial da IMV Technologies subsidiária Brasil. Possui experiência nas áreas de reprodução animal, nutrição e melhoramento genético.

 

HernanHERNAN BALDASSARRE – Membro Fundador (Currículo Lattes)
Graduado em Medicina Veterinária pela FCA da Universidade de Buenos Aires e Ph.D. em Animal Science pela McGill University. Nas últimas duas décadas trabalhou em pesquisa visando a otimização das técnicas de superovulação, MOET, congelação de sêmen e IAL, LOPU e PIVE, produção de animais com genoma editado e clonados, etc. com foco em pequenos ruminantes. Atualmente na McGill University, é responsável por estabelecer e gerenciar parcerias estratégicas de pesquisa com empresas privadas interessadas em conduzir pesquisas colaborativas em áreas de interesse mútuo.

 

ThyaraTHYARA DECO-SOUZA – Membro Fundador (Currículo Lattes)
Graduada em Medicina Veterinaria pela Universidade Federal de Viçosa (2007). Mestre e Doutora em Medicina Veterinária pelo setor de morfologia de animais domésticos e silvestres do Departamento de Veterinária da UFV, com ênfase em morfofisiologia da reprodução de animais silvestres e domésticos. Atualmente é professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, onde ministra as disciplinas de Clínica Médica e Cirurgica de Animais Selvagens, Criação de Animais Silvestres e Etologia e bem estar animal.

 

CristianeCRISTIANE SCHILBACH PIZZUTTO – Membro Fundador (Currículo Lattes)
Possui Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade de São Paulo, Mestrado em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres pela Universidade de São Paulo, Doutorado e Pós-doutorado em Reprodução Animal pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora na FMVZ/USP e presidente da Comissão de Bem-estar Animal do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo. Membro do International Environmental Enrichment Conference Committee. Tem experiência na área de Medicina Veterinária de Animais Silvestres com ênfase em Reprodução, Comportamento, Enriquecimento ambiental e Bem-estar animal.

 

LetíciaLETÍCIA ALECHO REQUENA – Membro Fundador (Currículo Lattes)
Graduada em Medicina Veterinária pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas (PUC-Poços; 2013). Ocupa a posição de Gerente de Produção na Genética Bacurizinho e Responsável Técnica da Evolve In Vitro. Possui experiência em inseminação artificial por laparoscopia (IAL), aspiração folicular por laparoscopia (LOPU), processamento de sêmen e superovulação e colheita de embriões.

 

KikyANNELIESE DE SOUZA TRALDI – Membro Fundador (Currículo Lattes)
Médica Veterinária pela Universidade de São Paulo (1979), Mestre em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1983), Doutora em Patologia experimental e comparada pela USP (1995) e Pós-doutora em Criopreservação de embriões de pequenos ruminantes pelo INRA/França. Docente desde 1983 na FMVZ/USP, ministra as disciplinas de Obstetrícia e Biotecnologia da reprodução de pequenos ruminantes. Foi Presidente da CEUA-FMVZ/USP. Participou como Obstetra do Programa de clonagem de bovinos (FZEA/USP-Vitrogen), e como responsável pelo Programa de clonagem de pequenos ruminantes. Tem vasta experiência em produção e criopreservação de embriões produzidos in vivo e in vitro e nas diferentes biotécnicas reprodutivas de pequenos ruminantes.

 

MaitêMAITÊ CARDOSO COELHO DA SILVA – Membro (Currículo Lattes)
Médica Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2017) e Mestre em Ciências Veterinárias pela FAMEZ/UFMS (2020). Atualmente é residente em Patologia de Animais Selvagens na Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Universidade Estadual Paulista, Câmpus de Jaboticabal.

 

MaitêANTÔNIO CARLOS CSERMAK JR. – Membro (Currículo Lattes)
Graduado em Agronomia pela UFV (2005) e Medicina Veterinária pela Univiçosa (2012), Mestre em Zootecnia (2007) e Doutor em Medicina Veterinária pela UFV (2011), e Pós-doutor pelo Departamento de Bioquímica Aplicada da UFV e pela FAMEZ/UFMS. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em manejo e produção de animais silvestres, e Medicina Veterinária com ênfase em reprodução e conservação in situ e ex situ de animais silvestres. Foi professor no Centro Universitário UNA e coordenador dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária. 

 

MaitêTHIAGO LUCZINSKI – Membro (Currículo Lattes)
Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Paranaense (2000). Participou do programa de internship no Lincoln Park Zoo e Shedd Aquarium (Chicado, EUA) e permaneceu um período no Centro de Resgate, Reabilitação & Reproduçãode Fauna Güira Oga (Misiones, Argentina). Atualmente realiza mestrado em reprodução animal no PPGRA-FMVZ/USP, atua como Responsável Técnico no Instituto NEX - No Extinction e no Criadouro Apoena (psitacídeos silvestres), presta assistência a clínicas particulares nas áreas de clínica médica e cirúrgica de animais não convencionais. É Professor no PPG de Clínica Médica e Cirúrgica de Pets não-convencionais (Instituto Qualittas). Foi diretor do setor de répteis e anfíbios do Zoológico de Brasília.

 

Pesquisadores Colaboradores

FelippeFELIPPE AZZOLINI – Anestesista (Currículo Lattes)
Graduado em Medicina Veterinaria pela UNIPAR (2007) pós-graduado em Docência do Ensino Superior pela FAG (2010) e Mestre em Ciência Animal pela UNIPAR (2012). Atualmente é sócio da Anestezoo Consultoria Veterinária e da Animaniacs Educação Ambiental. Atua como membro do corpo-clínico do Hospital Veterinário Bolson, Animed Clínica Veterinária, Instituto Onça-Pintada e Instituto Brasileiro de Especialidades em Medicina Veterinária.

 

FelipeFELIPE COUTINHO – Anestesista (Currículo Lattes)
Graduado em Medicina Veterinaria pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2012) e especialista em Saúde Publica com ênfase em Interface Saúde Humana e Silvestre pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016). Atualmente atua como como Responsável Técnico do Criadouro Científico com Fins de Pesquisa da UFMG, do Mantenedor de Fauna Silvestre Bem Viver - MG, Instituto Onça Pintada - GO e do Mantenedor de Fauna Silvestre Chauá - MG. Atua na área de clínica de pequenos animais com consultório próprio.

 

Membros Discentes PG

FernandaFERNANDA B. PASSOS NUNES – Doutoranda (Currículo Lattes)
Graduada em Medicina Veterinaria pela Universidade Paulista (1998) e Mestre em Epidemiologia Experimental e Aplicada às Zoonoses pela FMVZ/USP (2019). Atualmente realiza doutorado em reprodução animal no PPGRA-FMVZ/USP com o tema "Manejo Reprodutivo de capivaras em áreas fechadas de risco de transmissão da Febre Maculosa Brasileira". É professora nos cursos de medicina veterinária da Unimax e da UniFAJ. Sócia da empresa AZNunes e Cia Ltda, onde atua como responsável técnica em empreendimentos de manejo de animais silvestres. Orientada pela Profª Cristiane Schilbach Pizzutto.

 

LucasLUCAS CAZATI – Mestrando (Currículo Lattes)
Graduado em Medicina Veterinaria pela Universidade Anhanguera de São Paulo (2013) e especialista em Clínica Médica e Cirúrgica em Pequenos Animais pela Universidade Castelo Branco (2018). Atualmente realiza mestrado em reprodução animal no PPGCA-FAMEZ/UFMS, atua como Responsável Técnico do CRAS-IMASUL/MS e atua na área de clínica medica e cirúrgica em animais silvestres e resgate de fauna selvagem. Orientado pelo Prof Gediendson Ribeiro de Araújo.

 

SofiaSOFIA POLIZELLE – Mestranda (Currículo Lattes)
Graduada em Biologia pelas Faculdades Integradas de Fernandópolis - FIFE/FEF (2020) e graduanda em medicina veterinária pela Universidade Brasil. Atualmente realiza mestrado em reprodução animal no PPGCA-FAMEZ/UFMS, com reprodução de animais de biotério. Orientada pelo Prof Gediendson Ribeiro de Araújo.

 

Membros Discentes IC

LarissaLARISSA SCHNEIDER – Iniciação Científica (Currículo Lattes)
Graduanda em Medicina Veterinaria na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas (2015 - 2022). Realiza iniciação científica com o tema "Avaliação reprodutiva de pacaranas (Dinomys branickii) mantidas sob cuidados humanos". Orientada pela Profª Cristiane Schilbach Pizzutto e coorientada por Pedro Nacib Jorge Neto.

AládiaALÁDIA BURALLI – Iniciação Científica (Currículo Lattes)
Graduanda em Medicina Veterinaria no Centro Universitário Una - Campus Pouso Alegre (2016 - 2022). Realiza iniciação científica com o tema "Reprodução assistida de animais dos gêneros Panthera e Puma: revisão". Orientada pela Profª Cristiane Schilbach Pizzutto e coorientada por Pedro Nacib Jorge Neto.

AdrianADRIAN FELIPE – Iniciação Científica (Currículo Lattes)
Graduando em Medicina Veterinaria na Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da UNESP - Câmpus de Jaboticabal (2019 - 2024). Realiza iniciação científica com o tema "Reprodução in situ e ex situ: análise da conexão com a conservação e a sustentabilidade". Orientado pela Profª Cristiane Schilbach Pizzutto e coorientado por Pedro Nacib Jorge Neto.

RicardoRICARDO DE SOUZA BUZO – Iniciação Científica (Currículo Lattes)
Graduando em Medicina Veterinaria na Faculdade de Medicina Veterinária da UNESP - Câmpus de Araçatuba (2018 - 2023). Realiza iniciação científica com o tema "Avaliação morfométrica testicular e da glândula nasal em machos de capivaras (Hydrochoerus hydrochaeris)". Orientado pela Profª Cristiane Schilbach Pizzutto e coorientado por Fernanda B. Passos Nunes.

Topo