Onca pintada bolaA reprodução de animais silvestres, seja in situ ou ex situ, é uma poderosa e importante ferramenta para a conservação de espécies ameaçadas ou em risco de extinção.

Muitas espécies apresentam baixo desempenho reprodutivo em cativeiro e este aspecto deve-se a fatores que em conjunto ou isoladamente dificultam a adaptação de indivíduos às condições do mesmo.

Alterações comportamentais e endócrinas são frequentemente apontadas como resultado dessa difícil adaptação ao cativeiro, em especial quando este não provê as condições mínimas de complexidade ambiental que possibilite aos animais a expressão de todo o seu repertório comportamental e o desenvolvimento de relações sociais caraterísticas da espécie.

Neste sentido, o Reprocon desenvolve projetos que visem o bem-estar de animais mantidos sob cuidados humanos, atuando em estudos comportamentais e enriquecimentos ambientais para regular as funções endócrino-reprodutivas e proporcionar melhor qualidade de vida a diversas espécies silvestres.

Comportamento Copulatório
Etograma do Comportamento Copulatório da Onça-Pintada. Disponível em JORGE-NETO, P.N. et al. Copulatory behavior of the Jaguar Panthera onca (Mammalia: Carnivora: Felidae). Journal of Threatened Taxa, v. 10, n. 15, p. 12933-12939, 2018

Topo